Dra. Roberta Villa Real
Ginecologia e Obstetrícia
Acompanhamento
Pré-natal
Como todos sabemos, o período de gestação exige que a mulher tome alguns cuidados. É necessário uma atenção particular à saúde, para que se tenha uma gravidez saudável e confortável. Para isto, investir em um acompanhamento médico é o segredo para ajudar no desenvolvimento do bebê e preservar a saúde da mãe.
Atualmente, alguns testes pré-natais são obrigatórios para garantir a saúde de ambos. Outros são realizados conforme a necessidade e eventuais sintomas da gestante durante este período.
Exames
Assim que decide engravidar, a mulher precisa começar a se preocupar com os processos de transformações associados a esse período e também à saúde do futuro bebê. São muitas as preocupações que surgem nesse momento.
Dessa forma, para garantir que tudo ocorra da melhor maneira, o ideal é que a mulher procure um médico ginecologista antes mesmo da gravidez em si, para passar por avaliações que têm como objetivo identificar possíveis fatores de risco ou doenças que podem afetar o curso normal de uma gestação.
Nessa avaliação, o médico analisa todo o histórico clínico, ginecológico e obstétrico da paciente, além de realizar um exame físico e exames laboratoriais.
Pré-natal
O pré natal é o acompanhamento médico da mulher durante o período da gestação. Trata-se de uma etapa importante, por incluir questões biológicas, saúde emocional da mulher, bem como orientações a respeito da construção do vínculo com seu bebê. Ele deve ser iniciado, assim que possível, logo depois da mulher descobrir a gravidez.
Quais os objetivos gerais do pré-natal?
Assim como todo acompanhamento preventivo, o pré-natal envolve um conjunto de ações que visam o bem estar do bebê e da gestante. Dessa forma, ele permite:
-
Detecção de problemas no feto. Em fases iniciais, permite o tratamento com a criança ainda no útero;
-
Avaliação constante da placenta;
-
Identificação precoce da pré-eclâmpsia, que pode causar comprometimento da função renal e cerebral em casos graves;
-
Permite ainda identificar doenças já presentes no organismo da gestante, como diabetes, anemias, problemas no coração, hipotireoidismo, etc.
Planejamento familiar
A gravidez é um momento único em uma família, especialmente para os pais. Muitas mudanças ocorrem durante uma gestação. As alterações são tanto físicas quanto emocionais e influenciam diretamente a vida do casal.
Dessa forma, é importante que se tenha um planejamento familiar adequado para este momento. O planejamento familiar nada mais é que um conjunto de ações que auxiliam mulheres e homens a planejar a chegada dos filhos, como também prevenir a gravidez não desejada.
Todas as pessoas têm o direito de decidir se terão ou não filhos. Inclusive, o estado tem o dever de oferecer o acesso a recursos informativos educacionais, científicos e técnicos que assegurem essa prática!